Um dos principais motivos para escolher Nova Iorque como destino da minha viagem foi a New York Comic Con! Fui nos 4 dias do evento, de 8 à 11 de outubro de 2015.
Foi minha primeira Comic Con fora do Brasil. Era um desejo antigo saber como é algo lá fora, depois de ver tantos e tantos vídeos por aí. E superou demais minhas expectativas!!! É muito mais do que imaginei!!! Mesmo já tendo frequentado eventos aqui no RS há uns anos, como cosplayer inclusive, indo até SP na Brasil Comic Con, a escala de uma NYCC é completamente desproporcional a tudo que conhecemos. Chega a ser ofensivo comparar!
O local, Javits Center, é G-I-G-A-N-T-E-S-C-O!!! Você caminha, caminha, caminha e não tem fim! São tantas, mas tantas estandes que comecei a me localizar melhor lá pelo 3º dia. Você encontra coisas diferentes, raras, legais, coisas que nem imaginava que existissem! Os preços, na grande maioria, são justos, nada muito fora do preço do mercado. Por exemplo, os Diamond Select da Marvel sempre em torno de US$25 e os Pop! Funko entre US$10-12. As únicas coisas que tem preços mais elevados são itens mais raros, personalizados, antigos ou que nem são mais fabricados.
Vim com uma mala de bonecos e saciei meu desejo nerd de consumo. Claro que traria mais coisas, se tivesse mais malas e dinheiro! E percebi que o melhor lugar pra comprar coisas nerds e afins é na convenção mesmo. Na cidade, mesmo nas comic shops famosas, como Midtown (fui nas 3), Forbidden Planet e outros lojas, você não encontra a variedade que tem na NYCC. E tem coisas que nem encontra, como toalhas com estampas nerds (comprei uma do Freddy Krueger), moletons com capuz do Game of Thrones (que pensei em comprar na loja oficial da HBO, mas que não tinha e acabei ficando sem), coleiras nerds pra cachorro...
E os painéis? Fui em 3 (na verdade 4, mas explico em outro post): do De Volta para o Futuro, do Screen Junkies e do ARQUIVO-X!!! Sim!!! Consegui ir num painel "principal" e foi bem mais fácil do que imaginei! Nada de dormir em fila, sofrer por horas, inacreditavelmente fácil. Vou fazer um post só relacionado a isso mais adiante.
E os cosplayers? O sábado é o "principal" dia e você vê de tudo. TUDO MESMO! Eu curto demais personagens não convencionais, fora dos personagens de sempre como Coringas, Arlequinas, Deadpools, Batmans, Homens de Ferro... Claro que esses são show demais, mas ver um grupo cosplay dos Warriors (do filme de 79), um Snake Plissken (sim, do Fuga de NY e Los Angeles), um clicker (do The Last of Us), um Johnny Bravo, um Kung Fury... É incrível!!!
E os "quadrinistas" (me referindo aos desenhistas, roteiristas e afins)? Como leitor de quadrinhos desde a infância que sou, deveria ter dado mais atenção pra isso, mas por desconhecer como funcionava a questão de autógrafos no estande da Marvel (tinha que tirar o "ingresso" logo na abertura dos portões no próprio estande) ou da McFarlane, por exemplo, acabei perdendo oportunidades de conseguir autógrafos de barbada. Claro que dá pra pagar no artist alley, mas preferi investir meu dinheiro na minha orgia de consumo mesmo. Os artistas nacionais e alguns internacionais não cobram quando estão nas convenções aqui no Brasil, então vale a pena aproveitar aqui mesmo. Fora o fato de poder levar uma HQ própria pro artista autografar (não levei nenhuma na viagem por causa do peso).
Tenho tanto ainda pra falar, mas vou usar posts mais específicos pra tocar nos assuntos. Só sei que o desejo de ir novamente numa convenção desse porte, seja a própria NYCC ou outra, é demais! Vale todo o esforço, tudo que você puder sacrificar pra, pelo menos uma vez na vida, curtir algo assim!
Tem mais ano que vem, de 6 à 9 de outubro de 2016! Ainda dá tempo de se preparar!!!
Links úteis:
Nenhum comentário:
Postar um comentário